CPI: Depoimentos aprovados

Os senadores da CPI da Covid aprovaram hoje (23) requerimento de convite para que o servidor do Ministério da Saúde Luís Ricardo Miranda preste depoimento à comissão, na próxima sexta (25), para explicar a pressão que sofreu para liberar a importação da vacina Covaxin. Ele será ouvido junto com seu irmão, o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF), que solicitou à comissão para estar presente.

Os senadores também aprovaram requerimento de convocação – modelo no qual a presença é obrigatória – do tenente-coronel Alex Lial Marinho. O militar era braço direito do ex-ministro Eduardo Pazuello, ocupando o cargo de coordenador-geral de Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde.

Também foi aprovada a quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático de Lial Marinho. O servidor prestou depoimento ao Ministério Público Federal no dia 31 de março, no qual apontou pressão atípica para a liberação da importação da Covaxin.

Luís Ricardo Miranda também afirmou que seus superiores também pediram para que ele obtivesse a “exceção da exceção” junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a liberação da imunização.

A Covaxin entrou no radar da CPI, que suspeita de favorecimento do governo federal para a imunização e corrupção. A vacina é a mais cara de todas as adquiridas pelo Brasil, ao custo de R$ 80 a dose.